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"A Restauração Começa com a Palavra de Deus""“Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode, sim, impedir que façam um ninho em seu cabelo.”“Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum.<<<>>>O Espírito do soberano, o senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,isaías 61:1.. porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão se não houver quem pregue? e como pregarão se não forem enviados? como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!" romanos 10:13-15.. então, jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". mateus 28:18-20.. missionário francisco da igreja pentecostal cura divina da cidade de - sp - brasil, . Minha missão pessoal:"Fortalecer a Igreja do Senhor, alcançar os perdidos, ser uma das Vozes que tragam esperança aos aflitos e descanso aos cansados; lutar para ser o Sal da Terra e a Luz do Mundo, como ordenou meu Senhor e Mestre Jesus Cristo de Nazaré" mt 5:13-14. contato: missionariofranciscosouza@gmail.com ou ministrofranciscsouza@gmail.com >>> tl claro (11)98984-6816 >><< OI (11) 94626-0652 >>>>, Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" Mateus 28:18-20. <<<<<>>>> DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESTE SITES, SUA OPINIÃO PARA MIM É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA MIM CONTINUA ESFORÇADO PARA DEIXAR ESTE SITES LINDO. OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO DESDE JÁ, Desde Ja Agradeço Pela Visita, Volte Sempre. Shalom Adonay! ”

A Verdade não É “Aquilo que Faz Sentir Bem"

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A Verdade não É “Aquilo que Faz Sentir Bem"


A visão subjetivista popular é de que a verdade proporciona um sentimento de
satisfação, enquanto que o erro nos causa um sentimento ruim.

Dessa forma, a verdade
é encontrada nos nossos sentimentos subjetivos. Muitos místicos e adeptos da Nova Era
se baseiam em versões deste ponto de vista entretanto, esta visão é deficiente por várias razões.

Primeiro, 

esta visão é autodestrutiva, pois a alegação de que: “O que faz sentir bem

é verdadeiro" somente é verdadeira se ela corresponder à maneira como as coisas são, de
fato. Assim, ela depende da visão de correspondência da verdade para fazer sentido a
partir da sua alegação de ser verdadeira tanto no sentido factual quanto no objetivo.
O subjetivismo, na verdade, alega que a sua visão da verdade é correta somente se ela
corresponder aos fatos em si, e não simplesmente em função dos sentimentos.



Segundo,

é evidente que as más notícias (que nos fazem sentir mal) podem ser
verdadeiras. Mas se o que faz sentir bem é sempre verdadeiro, então isto não seria possível.
Notas baixas no boletim não fazem com que um aluno se sinta bem, mesmo que sejam
verdadeiras. A verdade é que a verdade normalmente machuca.

Terceiro,

os sentimentos são relativos às pessoas, e, dessa forma, o que parece fazer

em para uma pessoa pode fazer com que outra se sinta mal. Se isto ocorresse por causa
da verdade, então a verdade seria relativa. Mas a verdade como um todo não pode ser
relativa, pois a afirmação de que “toda a verdade é relativa” é, por si só, uma afirmação
absoluta e, portanto, uma verdade absoluta (veja pagina XX, “Uma Resposta aos
Argumentos a favor da Visão Relativa da Verdade”).


Quarto, mesmo que a verdade nos faça sentir bem, não podemos aceitar que o que nos
faz sentir bem seja, necessariamente, verdadeiro — isso é colocar o carro na frente dos
bois. A natureza da verdade não é a mesmo que o resultado da verdade.


O que É a Verdade: A Verdade É aquilo que Corresponde ao seu Objeto

Agora que as visões inadequadas da natureza da verdade já foram examinadas, restanos
apresentar as visões positivas a seu respeito. A verdade é descoberta na correspondência.
A verdade é o que corresponde ao seu objeto (referente), seja este objeto abstrato ou
concreto. Da forma como ela é aplicada ao mundo, a verdade é a forma como as coisas
são de fato. A verdade é “contar as coisas como elas realmente são”.
E claro que pode haver verdade a respeito de realidades abstratas, da mesma forma como
ela pode existir para realidades tangíveis. 

Por exemplo, existem verdades matemáticas, e
existem também verdades sobre as idéias, tal como as idéias na mente das pessoas. A verdade
é o que representa com precisão este estado das coisas, quaisquer que elas possam ser.
Em contraste, a inverdade é aquilo que não corresponde ao seu referente (objeto).
A inverdade não descreve as coisas como elas são, mas como não são; é uma falsa
representação da forma como as coisas são. As declarações são falsas se estão erradas,
mesmo que o autor delas tenha tido a intenção de dizer as coisas corretas.
Argumentos Filosóficos a favor de uma Visão de Correspondência da Verdade
Existem muitas razões que apóiam a visão de correspondência da natureza da verdade
—a visão de que a verdade é o que descreve com exatidão o objeto referido. Várias delas
podem ser citadas aqui:


Primeiro, as visões de não-correspondência da verdade são autodestrutivas. Como já vimos, repetidas
vezes, todos os pontos de vista que não fazem uso da visão de correspondência da
verdade implicam uma visão de correspondência dela na própria tentativa que fazem
para negar o modelo de correspondência. Por exemplo, a alegação de que “a visão da
não-correspondência é verdadeira” implica que a não-correspondência corresponde
à realidade; portanto, a visão da não-correspondência não consegue nem mesmo se
expressar sem fazer uso da visão de correspondência da verdade.
Segundo, até mesmo as mentiras são impossíveis sem que tenhamos uma visão de correspondência da
verdade. Se as nossas declarações não precisam corresponder ao fatos para ser verdadeiras,
qualquer declaração factualmente incorreta pode ser verdadeira. E, se este for o caso, as
mentiras se tornam impossíveis, porque qualquer declaração é compatível com qualquer
estado específico das coisas.

Terceiro, sem a correspondência não poderia haver nem verdade nem erro. Para sabermos se algo é
verdadeiro, em oposição a algo falso, é preciso que haja uma diferença real entre as coisas
e as declarações que são feitas sobre elas. Mas esta diferença real entre o pensamento e os
objetos é precisamente o que implica a visão de correspondência da verdade.
Quarto, a comunicação factual ficaria inviabilizada sem a visão de correspondência da verdade. 

 
Acomunicação factual depende de afirmações informativas, mas estas declarações
informativas precisam ser factualmente verdadeiras (ou seja, elas precisam corresponder
aos fatos) para poder informar corretamente. 

Além disso, toda comunicação parece
depender, em última análise, de algo que é literalmente ou factualmente verdadeiro,
pois não podemos saber se algo (como uma metáfora) não é literalmente verdadeiro
se não tivermos o entendimento do que seja literal. Sendo assim, concluímos que
toda comunicação depende, em última análise, de uma visão de correspondência da
verdade.

Quinto, até mesmo a teoria intencionalista depende da visão de correspondência da
verdade. A teoria intencionalista alega que algo é verdadeiro somente se os seus feitos
corresponderem às suas intenções. Conseqüentemente, dentro do sistema intencionalista,

sem a correspondência entre as intenções e os fatos realizados, não há verdade.


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